O PALLOTTI - Colégio Antônio Alves Ramos é uma Instituição Educacional que atende à Educação Básica nos Níveis Infantil, Fundamental e Médio, mantida pela Entidade Palotina de Educação e Cultura, da rede de Entidades Prestadoras de Serviço da Sociedade Vicente Pallotti, dos Padres e Irmãos Palotinos, com sede em Santa Maria (RS).
Seu Projeto Educativo compromete-se com uma pedagogia que visa educar o aluno para a vida, contribuindo para a construção de uma consciência cidadã que sustente sua capacidade de transformação da sociedade.
No dia 28 de abril de 2021, o Colégio completou 60 anos de existência. Uma história de empenho e dedicação na busca de uma educação integral e integradora, cujo objetivo é a promoção de uma sociedade justa, cristã, humana e solidária. Desta forma, busca-se fazer da Educação uma Ação Consciente.
Oferecer uma educação de qualidade nos níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, através de uma pedagogia humanizadora, proporcionando o desenvolvimento integral do educando.
O Colégio Antônio Alves Ramos teve sua idealização em 11 de setembro de 1927, quando foi lançada a pedra fundamental. A inauguração, no entanto, aconteceu no dia 17 de março de 1929, tendo por mentores o Pe. Caetano Pagliuca e o Sr. Antônio Alves Ramos, grande colaborador da obra.
Nesta época a Instituição chamava-se Patronato Agrícola Antônio Alves Ramos e tinha como objetivo “servir, amar, educar para a formação integral”. No início eram, aproximadamente, vinte crianças, todas provenientes de famílias carentes ou órfãs; as quais eram atendidas num regime de internato, com aulas de formação intelectual, moral e religiosa.
Em 28 de abril de 1961 - com a necessidade de aprimorar a formação e a preparação dos jovens para o trabalho - foi criado o Ginásio Industrial que previa a formação escolar e técnica, através das oficinas de Marcenaria, Mecânica Geral, Eletricidade e Tipografia. A partir desta data a Instituição passou a atuar como escola.
Em 2013, já com o nome de Colégio Antônio Alves Ramos, mais um sonho se concretizou. A implantação do Ensino Médio. E, assim no ano de 2015, os alunos da primeira turma concluíram este Nível de Ensino e realizaram as provas de seleção para o ingresso no Ensino Superior, quando 75% destes alunos obtiveram aprovação.
No dia 28 de abril de 2021, a Escola completou 60 anos de existência, desde a criação do Ginásio Industrial, em 1961.
O Pallotti-Colégio Antônio Alves Ramos é mantido pela Entidade Palotina de Educação e Cultura - EPEC, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, na área de educação.
Os padres e irmãos palotinos atuam em mais de cinquenta países, entregues ao serviço do Evangelho como nos pede o Mestre Jesus: “Ide e ensinai". No Brasil, estão presentes desde 1886, quando chegaram neste País e vieram se estabelecer no Rio Grande do Sul, em Vale Vêneto. Além do nosso Estado, trabalham, também, no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Rondônia, Pará e Amazonas.
O fundador da comunidade de padres, irmãos e irmãs palotinos, Vicente Pallotti nasceu em Roma, no dia 21 de abril de 1795. Seu ideal era um movimento apostólico universal de todos os batizados na Igreja.
Fundou uma Comunidade de padres, irmãos, irmãs e leigos, a "União do Apostolado Católico", em 1835, como meio para despertar em todos os membros do povo de Deus a consciência da fé.
Em seu tempo, Vicente Pallotti figurava entre as personalidades mais conhecidas e mais populares de Roma, sendo considerado como um santo e chamado de "apóstolo de Roma".
Morreu em Roma, em 22 de janeiro de 1850. Foi proclamado Bem-aventurado em 1950 e canonizado durante o Concílio Vaticano II em 1963.
Em 2023, foram comemorados os 60 anos de canonização de São Vicente Pallotti.