ATIVIDADES ESCOLARES
O Pallotti - Colégio Antônio Alves Ramos vem realizando há mais de 20 anos eventos que oportunizam um olhar especial em relação à literatura e leitura. Proporcionar o pensar e o agir dentro de um contexto social exigem a formação de leitores.
Diante de tantos desafios vividos nos últimos meses, o Colégio considerou importante relembrar que a esperança não pode se extinguir. O tema "Leitura e a Arte de Esperançar" contempla a esperança que não é o esperar apenas, mas o colocar-se enquanto sujeito na busca e construção por dias melhores. Sendo assim, Esperançar é criar alternativas de superação em que a leitura e a escrita podem contribuir a fim de que as pessoas vençam seus medos, anseios e deem novo sentido à vida.
A jornada Literária acontecerá no mês de julho e a programação contempla uma variedade de atividades para todos os Níveis de Ensino.
**A programação poderá sofrer alterações
Educação Infantil
Turma/Nível/Professor(a) |
Proposta |
Manhã: NA1 NB1
Tarde: NA2 NB2 NB3 |
A EDUCAÇÃO INFANTIL TRAZ A PROPOSTA DE ATIVIDADES A PARTIR DE MÚSICAS REFERENTES AO TEMA. AS TURMAS REUNIDAS POR TURNO DE AULA. Manhã: MÚSICA: “MUDAR O MUNDO” – “Uma atitude pode transformar. Tentar é uma virtude, pode acreditar! Cuidar do que parece já não ter valor. Cuidado também é uma forma de amor! De amor... Cada um faz diferença. É claro que compensa você ajudar! Se todo mundo faz um pouquinho, Devagarzinho, tudo vai se ajeitar...).
Tarde: MÚSICA: “A VIDA É TÃO BOA” – Acreditamos que com pequenos gestos podemos transformar nossa vida, valorizando o amor, o carinho e o respeito por nós e pelo próximo. |
05/07 a 09/07 |
Primeira conversa com os alunos, explicar sobre o tema e quais as propostas da turma. Apresentação da música de trabalho do mês literário e explicar a dinâmica de construção do livro da turma. |
12/07 a 16/07
|
Continuar a construção do livro da turma, partindo de imagens referente à música. Os alunos vão imaginando uma história e a professora irá escrevendo essas frases, formulada pelos alunos. Ensaio da música da turma para a Jornada Literária. |
19/07 a 23/07
|
Finalizar o livro, com um dia de autógrafos e apresentação da música da turma. |
21/07 |
NA1 e NB1 - 10h / NA2, NB2 e NB3 - 14h Qual é a Cor do Amor? - contação de Histórias com a Prfª. Gicele Aparecida da Silva Portes |
Fundamental: Anos Iniciais – 1º ano
Turma/Nível/Professor(a) |
Proposta |
12/07 |
- Hora do conto – Leitura da obra Estranhas Criaturas – Cristobal León e Cristina Sitja Rubio com Fabiane (mãe) e Sara (aluna da turma 13). |
20/07 |
Música: Vida (Tema RBS). Leitura em forma de poesia e apresentação dos trabalhos referentes a cada frase da música. |
20/07 |
(turma 11) Contação de História com Ivani Magalhães |
22/07 |
Participação especial de Felipe Tigrinho (pai) e o Bernardo (aluno – turma 12). |
Fundamental: Anos Iniciais – 2º e 3º ano
Turma/Nível/Professor(a) |
Proposta |
06/07 - Turmas 21, 22 e 23 09/07 - Turmas 31, 32 e 33 |
-Corredor das frases enigmáticas: Os alunos produzirão cartas enigmáticas com o tema: "LEITURA: A ARTE DE ESPERANÇAR “ As frases enigmáticas serão penduradas nos corredores da escola pelos alunos que estarão presencialmente. |
15/07 |
Conversa com a aluna Joana Camillo autora do livro de poesias |
20/07 |
3ºs anos - Contação de História - Celia Cris - Visita à Baleia
|
20/07 |
(turma 21) Contação de História com Ivani Magalhães |
21/07 |
Oficina do desenho com a professora Neiva – Releitura do texto BOMBABOA |
Fundamental: Anos Iniciais – 4º ano
DATAS |
ATIVIDADES |
8/07 |
Biografia dos autores Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Pedro Bandeira |
12/07 |
Releitura das obras |
15/07 |
Confecção dos personagens |
19/07 |
Hora do Conto (Obras de Ruth Rocha e Ana Maria Machado) |
20/07 |
(turmas 42 e 43) - Contação de História - Celia Cris - Visita à Baleia |
21/07 |
Hora do Conto (Quem vai salvar a vida?) - Profª. Gicele Aparecida da Silva Portes |
22/07 |
Hora do Conto (Obra de Pedro Bandeira) |
Ensino Fundamental: Anos Iniciais – 5º ano
Turma/Nível/Professor(a) |
Proposta |
|
Tema: As Viagens de Gulliver: reflexões sobre os valores e a vida em tempos de polarização.
O que? Circuito de debates (1 por semana) entre os alunos. Sendo que em duas semanas serão de preparação. Os alunos irão conhecerão o gênero textual “Debate”. (Trabalhando a oralidade).
Como? Serão abordados diferentes temas, para que as turmas divididas em dois grupos possam defender pontos de vista opostos, com argumentos e respeito.
Serão 4 temas: Uso da tecnologia, Ética nas redes sociais, (e mais dois ainda em construção). Mas antes do debate final, serão apresentados aos alunos o conceito básico do que é e de como se organiza um debate |
09/07 |
1º debate com a apresentação do gênero textual “Debate”, durante as aulas de Produção textual |
20/07 |
(Turmas 51 e 52) - Contação de História - Celia Cris - Visita à Baleia
|
23/07 |
3º debate, será no horário de aula, em sala de aula e remotamente ao mesmo tempo
Mediadores - Professores Jolair e André. Turmas 51 e 52 – Professor Jolair, como mediador. Turma 53 – Professor André, como mediador.
E o Gulliver? O livro tem apresentado diferentes pontos de vista, nos mundos em que o protagonista acaba visitando, o que já possibilitou aos alunos boas reflexões sobre a construções de valores e leis fictícias e reais. |
Ensino Fundamental: Anos Finais - 6º ano
Dia: 09/07 Hora: 10 horas Mediadora: Profª Fabiana |
Escritora Nikelen |
Harry Potter |
Dia: 13/07 Hora: 10h15min Mediadoras: Profª Fabiana |
Aluna Joana Camillo dos Santos (T 63) |
Inspiração para Escrever |
Dia: 19/07 Hora: 8 horas Mediadora: Profª Isabele |
Escritora Jane Tutikian |
Encontro online com a escritora do Livro Um time muito especial |
Dia: 23/07 Hora: 10h10min Mediadora: Profª Isabele |
Byrata
|
O Processo de Criação no Texto e na Imagem |
Ensino Fundamental: Anos Finais – 7º ano
Dia: 07/07 Hora: 10h15min. Mediadora: Profª Tais e Miriam |
Publicitária Letícia Padoim
|
Publicidade e educação: um olhar sobre as práticas publicitárias |
Dia: 08/07 Hora: 10h Mediadoras: Profª Geonice e Nilta |
Escritora Tania Martinelli |
Livro: um mundo de experiências |
Dia: 15/07 Hora: 10h30min Medidora: Profª Claudia Reis e Nilta |
Escritor, jornalista Márcio Grings |
Oficina de Haicai
|
Dia: 21/07 Hora: 10h Mediadoras: Profª Vanda e Tais |
Escritor Marcelo Taschetto |
Nos Trilhos da Leitura |
Ensino Fundamental: Anos Finais – 8º ano
Dia: 07/07 Hora: 10h15min. Mediadora: Profª Tais e Vanda |
publicitária Letícia Padoim |
Publicidade e educação: um olhar sobre as práticas publicitárias |
Dia: 08/07 Hora: 10h Mediadoras: Profª Geonice e Nilta |
Escritora Tania Martinelli |
Livro: um mundo de experiências |
Dia: 15/07 Hora: 10h30min |
Escritor, jornalista Márcio Grings |
Oficina de Haicai
|
Dia: 21/07 Hora: 10h Mediadoras: Profª Vanda e Tais |
Escritor Marcelo Taschetto |
Nos Trilhos da Leitura |
Ensino Fundamental: Anos Finais – 9º ano
Dia: 07/07 Hora: 13h30min Mediadoras: Profª Tais |
Camila Cruz |
As Tirinhas da Mafalda
|
Dia: 08/07 Hora: 10h |
Escritora Tania Martinelli |
Livro: um mundo de experiências |
Dia: 13/07 Hora: 14h |
Escritor Enéias Tavares |
Literatura Steampunk ou Lovecraft |
Dia: 14/07 Hora: 13h30min |
- Professor Romário Volk, integrante do NEPELIN-UFSM, para ministrar uma
|
Roda de conversa sobre Dom Casmurro e a leitura literária. |
Ensino Médio: 1º ano
Dia: 07/07 Hora: 10h10min Sistema Híbrido |
Psicóloga Ana Carolina Bragança Psicóloga Ana Luiza Poitevin Adam Mediadora Psicóloga Suane Faraj |
Relações interpessoais e possibilidades de esperançarem época de distanciamento social |
Dia: 13/07 Hora: 14 horas Sistema remoto Medidora: Profª Isabele
|
Escritor e professor Enéias Tavares |
Literatura Steampunk ou Lovecraft |
Dia: 15/07 Hora: 9h Mediadoras: Claudia Vieira e Nilta |
Márcio Grings |
O som do Haicai, Quando a Música Bate no Peito/ Música e Haicai |
Dia: 14/07 Hora: 10h10min Mediadora: Claudia Vieira |
Psicóloga Aline Barros Brutti Autora do Projeto“@Odiaeolivro”, |
Círculo para trocas literárias |
Ensino Médio: 2º ano
Dia: 07/07 Hora: 10h10min Sistema Híbrido |
Psicóloga Ana Carolina Bragança Psicóloga Ana Luiza Poitevin Adam Mediadora Psicóloga Suane Faraj |
Relações interpessoais e possibilidades de esperançarem época de distanciamento social |
Dia: 15/07 Hora: 9h Mediadoras: Claudia Vieira e Nilta |
Márcio Grings |
O som do Haicai, Quando a Música Bate no Peito/ Música e Haicai
|
Dia: 19/07 Hora: 10h10min Mediadora: Claudia Vieira |
Escobar Nogueira |
A Literatura na Redação |
Dia: 22/07 Hora: 14h30min Mediadora: Isabele |
Jornalista Guilherme Benaduce
|
Narrativas em jogos RPG. |
Ensino Médio: 3º ano
Dia: 07/07 Hora: 10h10min Sistema Híbrido |
Psicóloga Ana Carolina Bragança Psicóloga Ana Luiza Poitevin Adam Mediadora Psicóloga Suane Faraj |
Relações interpessoais e possibilidades de esperançarem época de distanciamento social. |
Dia: 13/07 Hora: 14 horas Sistema remoto Medidora: Profª Isabele |
Escritor e professor Enéias Tavares |
Literatura Steampunk ou Lovecraft |
Dia: 14/07 Hora: 10h10min Mediadora: Claudia Vieira |
Psicóloga Aline Barros Brutti Autora do Projeto“@Odiaeolivro”, |
Círculo para trocas literárias |
Dia: 15/07 Hora: 9 h Mediadora: Claudia Vieira e Nilta |
Márcio Grings |
O som do Haicai, Quando a Música Bate no Peito/ Música e Haicai
|
Dia: 19/07 Hora: 10h10min |
Escobar Nogueira |
A Literatura na Redação |
Dia 20/07 Hora: 14h |
Enéias Tavares |
Cultura e Tragédia Grega |
Publicado em: 06/07/2021
Na noite do dia 4 de outubro, a Reunião de Formação dos professores do Pallotti-CAAR aconteceu no Auditório da FAPAS e contou com a presença do Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, que palestrou sobre "Pacto Educativo Global".
Continuar lendo...Conforme comunicado da Direção a respeito do retorno às aulas, o início do ano letivo de 2021 no Colégio acontecerá de forma híbrida. Ou seja, parte dos alunos da turma terá aula presencial enquanto a outra terá atividades remotas / domiciliares.
Continuar lendo...Este ano estamos nos reinventando devido à necessidade do distanciamento social. Por isso, a Gincana Estudantil no dia 26 de setembro (sábado letivo no nosso calendário) acontecerá de forma on-line. Confira as primeiras 4 tarefas!
Continuar lendo...